Muito tem se falado sobre a transparência dos órgãos públicos, da capacidade de expor seus dados de forma transparente sem que haja poluição dos dados e desorganização na apresentação da informação. Assim esta seção busca trazer isso para o âmbito acadêmico e demonstrar que esse modelo pode ser adaptado por qualquer grupo PET. Desse modo, aqui estará disponível a consulta à planejamentos anuais, relatórios de atividades apresentadas no planejamento e as atas das reuniões. 

 

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Planejamento em vigor correspondente ao ano de 2020 (versão resumida)

          Considerações:

    O grupo PET de Ciência da computação tem desempenhado suas atividades de maneira a desenvolver habilidades dos petianos em torno de um projeto formador tanto no caráter técnico quanto no humano. As atividades propostas no planejamento 2020 são um reflexo dessa proposição. Os petianos irão dedicar grande parte da sua carga horária para as atividades de Fábrica de Software e Pesquisador Aprendiz. O objetivo é que os petianos obtenham conhecimento quanto ao desenvolvimento de sistemas e metodologias de desenvolvimento, assim como treinamento relacionado à execução de pesquisas com fins de avanço da ciência da computação e/ou trazer benefícios para a comunidade a partir da aplicação da ciência da computação. Essa atividade tem um caráter de formação complementar prática ao curso, visto ser este também o maior campo de trabalho na área. Adicionalmente, serão realizadas sessões de treinamento aos petianos como: expressão escrita e cursos e oficinas. O objetivo é que os petianos possam aprender novos conceitos relacionados à área de ciência da computação, assim como aprimorar suas habilidades de escrita para disseminar este conhecimento através de diferentes meios. A facilidade de absorção de conhecimentos no curso, desenvolvidos tanto na atividade de pesquisa quanto em outras, é compartilhado com os demais discentes do curso e/ou membros da comunidade também com as seguintes atividades: Recepção aos Calouros, CineComp, Eventos de Computação, Publicidade PETComp, Treino para Maratona, entre outros. A ideia é que eventos periódicos de pequeno e grande porte sejam realizados. Nesse contexto, o grupo realizará o Encontro Acadêmico de Computação com o objetivo de ser uma vitrine das atividades realizadas no grupo assim como de todos os grupos de computação do Maranhão, plenamente convidados a participarem desse fórum discente de troca de ideias.

         Resultados Gerais:

Este planejamento está pautado nas atividades que se pretende desenvolver junto aos discentes do PETComp atividades de ensino, pesquisa extensão que atuem de maneira a desenvolver os seus objetivos propostos e resultados esperados. Toda a metodologia de acompanhamento das atividades, do aperfeiçoamento individual e coletivo do grupo também é apresentada. Os resultados esperados consistem em cumprir os objetivos norteadores do programa, assim como especificamente promover formação integrada com todos os atores envolvidos no curso de Ciência da Computação da UFMA (docentes, e discentes do curso). Especificamente espera-se desenvolver habilidades de conhecimento técnico, liderança, autonomia, criatividade, e ainda: potencializar a ligação entre pesquisa e PETComp através da cooperação com laboratórios de pesquisa e ampliar a reflexão dos alunos quanto a continuação da formação num curso de mestrado; incentivar a criação de grupos de estudos em tópicos de pesquisa em computação, com a apresentação de resultados em congressos e estimular graduandos quanto a pesquisa; potencializar a extensão no PETComp através da criação do subgrupo de software aplicado o qual terá como responsabilidade criar e gerenciar ações de construção de software contínua e permanente; promover formação complementar ao grupo PETComp através de uma política de incentivo à troca de experiência a qual criará uma agenda de minicursos e oficinas voltados a tecnologias recentes assim como temas relacionados; promover interação entre os graduandos do curso de Ciência da Computação através da criação e implantação da plataforma única de compartilhamento de informações para o curso, onde todos poderão cooperativamente ajudar outros alunos a solucionarem suas dúvidas; promover o contato do PETComp com a sociedade através de eventos acadêmicos (mostras, seminários, palestras, minicursos e encontros) tendo como público alvo alunos de segundo grau, alunos do curso de Ciência da Computação, alunos de outros cursos de área de formação em computação e profissionais da área; e a participação de projetos de pesquisa com resultados aplicáveis à solução de problemas da comunidade local; realizar cooperação com empresas estabelecidas da área de computação (principalmente de ex-alunos do curso) no sentido de estabelecer um elo entre o PETComp e o mercado; e finalmente promover o empreendedorismo entre discentes do curso de Ciência da Computação. Espera-se com esta proposta, impulsionar os resultados já alcançados no grupo PETComp, e alcançar os objetivos propostos pelo ministério da educação e pelo proponente, trazendo benefícios para os discentes, a comunidade acadêmica e a comunidade local, em termos de ensino, pesquisa e extensão.

         Atividades:

  • Treino para a maratona de programação SBC – Grupo de Acompanhamento para a Maratona de Programação (GAMP)
  • Pesquisador Aprendiz
  • Minicursos e oficinas
  • Recepção dos calouros
  • Grupo de Acompanhamento de Discentes – GAD
  • CineComp
  • Fábrica de Software
  • Eventos de computação
  • Publicidade PETComp
  • Expressão Escrita
  • Biblioteca PETComp

Os objetivos gerais das atividades consistem em:

  1. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
  2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
  3. estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
  4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
  5. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;
  6. Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;
  7. Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação;
  8. Contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero;
  9. Potencializar a ligação entre pesquisa e PETComp através da cooperação com laboratórios de pesquisa e ampliar a reflexão dos alunos quanto a continuação da formação num curso de mestrado;
  10. Incentivar a criação de grupos de estudos em tópicos de pesquisa em computação, com a apresentação de resultados em congressos e estimular graduandos quanto a pesquisa;
  11. Potencializar a extensão no PETComp através da criação do subgrupo de software aplicado o qual terá como responsabilidade criar e gerenciar ações de construção de software contínua e permanente;
  12. Promover formação complementar ao grupo PETComp através de uma política de incentivo à troca de experiência a qual criará uma agenda de minicursos e oficinas voltados a tecnologias recentes assim como temas relacionados;
  13. Promover interação entre os graduandos do curso de Ciência da Computação através da criação e implantação da plataforma única de compartilhamento de informações para o curso, onde todos poderão cooperativamente ajudar outros alunos a solucionarem suas dúvidas;
  14. Promover o contato do PETComp com a sociedade através de eventos acadêmicos (mostras, seminários, palestras, minicursos e encontros) tendo como público alvo alunos de segundo grau, alunos do curso de Ciência da Computação, alunos de outros cursos de área de formação em computação e profissionais da área; e a participação de projetos de pesquisa com resultados aplicáveis à solução de problemas da comunidade local;
  15. Realizar cooperação com empresas estabelecidas da área de computação (principalmente de ex-alunos do curso) no sentido de estabelecer um elo entre o PETComp e o mercado;
  16. Promover o empreendedorismo entre discentes do curso de Ciência da Computação.

Para mais detalhes sobre as atividades, metodologias utilizadas e objetivos específicos do ano de 2020 clique aqui.

 

Planejamentos Passados