O Minicurso de Robótica utilizou a Plataforma Arduíno, com foco nos alunos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da UFMA. Foram utilizados kits robóticos e simuladores, motivando-os a aprender, além da linguagem de programação, eletrônica e robótica. A turma foi formada por 10 alunos dos dois cursos, levando quatro equipes a exporem seus projetos finais em uma competição.

Os relatos permitiram ao realizadores a publicação de um artigo no 5th. Workshop of Robotics in Education, evento que foi realizado durante a Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems Meeting, JCRIS. Além disso, membros do grupo PET foram ao XX Congresso Brasileiro de Automática (CBA) com o intuito de aprenderem novas tecnologias e disseminar esse conhecimento no âmbito acadêmico.

Na temática Jogos Digitais, o grupo realizou um minicurso de nível básico, usando a biblioteca Chien2D (https://code.google.com/p/chien2d/), contando com 10 discentes durante os meses de Maio e Junho de 2014. Para o minicurso de nível avançado, houve a utilização da mesma biblioteca, porém, com a utilização do conceito de Programação Orientada a Objetos, nos dois meses seguintes.  Ao final, foi realizada também uma mostra competitiva de jogos durante o Encontro Acadêmico de Computação (EACOMP), organizado e realizado semestralmente pelo grupo, premiando o melhor trabalho: Space Geometry Wars (Artur Albuquerque Silva e José Marco Miranda Sodré).

O EACOMP, por sinal, vem ocupando um lugar de destaque, entre os discentes do bacharelado, por possibilitar a cada semestre, uma ampla divulgação dos trabalhos realizados pela comunidade de computação da UFMA. O evento tem propiciado espaço para a mostra competitiva de jogos, competição de robôs virtuais, maratona de computação, além de palestras dos discentes dos laboratórios de pesquisa e um pesquisador renomado.

As principais atividades coletivas desenvolvidas pelo grupo em 2014, além do EACOMP: InterPET (aproximadamente 26 eventos por ano, sendo 3 organizados pelo grupo), ENEPET (Campina Grande), ENAPET (Santa Maria), MaraPET (Encontro Maranhense), SENID (Inclusão Digital com apresentação de trabalho), WRE (Robótica Educacional com apresentação de trabalho), CBA (Robótica, com participação em minicurso).

O grupo realizou duas edições do minicurso de Informática Avançada (15h), com foco no gerenciador de conteúdo Web, em parceria com o Núcleo de Extensão da Vila Embratel. Ao final do curso, participaram de uma gincana tecnológica e apresentaram seus respectivos sites com conteúdo de seu interesse (http://pet.ufma.br/neve/minicursospetcomp/). Na turma 2014.1, as aulas foram ministradas em um laboratório pequeno, havendo 9 inscritos (6 concluíram).  Na turma 2014.2, porém, foi cedido o maior laboratório do Telecentro, comportando até 25 inscritos (19 concluíram).

Sobre o questionário de avaliação do minicurso, destacam-se os seguintes resultados: cerca de 87% dos alunos já possuíam algum conhecimento prévio sobre os assuntos abordados no minicurso. Quanto ao cumprimento do programa (ementa), a maioria (87%) considerou que programa fora totalmente cumprido. Em relação à metodologia, 7% dos alunos avaliou como ruim, 13% considerou regular e 80%, boa. A totalidade dos alunos respondeu que os materiais utilizados (apresentações em slide, vídeos, etc) foram satisfatórios. A qualidade do espaço físico foi avaliada como boa para 47% dos aprendizes e ótima para o restante. O desempenho dos tutores foi avaliado como bom por 27% dos aprendizes e ótimo pelos 73% restantes. Todos avaliaram a carga horária como satisfatória.

Ao final, 73% dos concludentes disseram se sentir seguros ou bastantes seguros com relação ao conteúdo que fora ministrado. Destaca-se também que todo o processo de gerenciamento de inscrições, frequência e avaliação das atividades do PET estão sendo realizadas através do sistema XCERT (http://pet.ufma.br/xscert/), desenvolvido por petianos e que foi selecionado para apresentação durante o ENAPET 2014.

A seguir, os principais produtos desenvolvidos pelo PET Ciência da Computação da UFMA podem ser acessados. Observe-se que alguns são sites que trazem mais informações sobre as atividades que possibilitaram o produto.

1. Página do PET de Ciência da Computação: http://pet.ufma.br/site/
2. Página do Encontro Maranhense dos Grupos PET – MARAPET 2014 (desenvolvido pelo PETComp): http://pet.ufma.br/sites/marapet/
3. Página do Encontro Acadêmico de Computação – EACOMP (organizado pelo PETComp)
a. 2014.1: http://pet.ufma.br/site/i-eacomp/
b. 2014.2: http://pet.ufma.br/site/ii-eacomp/
c. 2015.1: http://pet.ufma.br/site/iii-eacomp/
4. Núcleo de Extensão da Vila Embratel (em parceria com o PETComp): http://pet.ufma.br/neve/
5. Projeto Buritirana:
a. Site: http://pet.ufma.br/sites/buritirana/
b. Sala de Aula (requer autenticação): http://www.avacap.ufma.br/course/view.php?id=11
c. Arte desenvolvido pelo bolsista do Projeto: https://www.behance.net/gallery/10239529/Projeto-Buritirana
6. Página de acesso ao Sistema de Gerenciamento de Eventos – XSCERT (desenvolvido pelo PETComp) (http://pet.ufma.br/xscert)
7. Publicações:
a. Alex Newman Veloso dos Santos, Dayson Newton Corrêa Rodrigues do Nascimento, Eduardo Dorneles Ferreira de Souza, Lázaro Henrique de Carvalho Marques, Alexandre Oliveira. XSCERT: O Ponto de Encontro dos Grupos PET da UFMA. Resumo. Encontro Nacional dos Grupos PET – ENAPET 2014. Site: http://pet.ufma.br/comp/wp-content/uploads/2014/08/artigo-xscert-final.pdf
b. MENEZES, M. C. ; KANEHISA, R. F. A. ; OLIVEIRA, A. C. M. . Ensino tutorial de robótica em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica. In: Workshop de Robótica Educacional, 2014, São Carlos – SP. Workshop de Robótica Educacional, 2014. v. 5. p. 67-72. Anais em: http://www.natalnet.br/wre2014/Anais_WRE2014.pdf
c. MENEZES, M. C. ; COSTA, D. S. ; SOUZA, E. F. ; MARQUES, L. ; SANTOS, A. V. ; AMARAL, W. ; LUNA, L. M. ; SILVA, I. S. ; OLIVEIRA SOBRINHO, M. ; FRANCA, A.; CARVALHO, I. ; OLIVEIRA, A. C. M. . Buritirana: Inclusão Tecnológica e Desenvolvimento Humano na Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade. In: Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2014, Passo Fundo – RS. Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2014. v. 3. Site: http://senid.upf.br/2014/wp-content/uploads/2014/Artigos_Completos_1920/123810.pdf

A seguir, estão anexados os acessos aos Currículos Lattes dos integrantes do grupo.

a. Alex Newman Veloso dos Santos http://lattes.cnpq.br/9430469360860332
b. Antônio de Jesus Moraes Neto http://lattes.cnpq.br/1987362154559108
c. Aristoteles Tavares de Freitas Junior http://lattes.cnpq.br/4882519169991080
d. Artur Albuquerque Silva http://lattes.cnpq.br/8820947592313359
e. Bruno Eduardo Silva Ferreira http://lattes.cnpq.br/8132028868836337
f. Eduardo Dorneles Ferreira de Souza http://lattes.cnpq.br/9117085622535569
g. Gabriel Garcez Barros Sousa http://lattes.cnpq.br/7998395862943332
h. Giovanni Dias Marinheiro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4764047352947958
i. Hugo Gois Santos http://lattes.cnpq.br/3803994348486223
j. Italo Francyles Santos da Silva http://lattes.cnpq.br/5461815672803673
k. Jorge Luis Melo Ribeiro http://lattes.cnpq.br/8728074668662622
l. Julia Manayra da Silva Ferreira http://lattes.cnpq.br/2365258898315715
m. Lucas Gabriel Rezende de Jesus http://lattes.cnpq.br/2510751780216940
n. Matheus Chaves Menezes http://lattes.cnpq.br/5225992710518109
o. Tarcio Almeida Lima http://lattes.cnpq.br/7063062592837356

Voluntário:
Rodrigo Mendes Garcês http://lattes.cnpq.br/6764952958166143